O que é Construção a Seco?

Se você não é profissional do ramo ou não conhece o sistema de construção a seco, não se preocupe, a Mundo Steel apresenta essa tecnologia a você.

Construção seca consiste em um método construtivo que – como o próprio nome sugere – faz pouco uso de água em suas execuções. São edificações construídas com estrutura em aço leve e com moderno sistema de fechamento de paredes estruturais (Sistema Light Steel Frame) ou não estruturais (Paredes Divisórias internas – Drywall), ao telhado Shingle, e fechamentos de forros em gesso acartonado e/ou sistemas modulares.

D materiais 03 295x300 - Conheça o sistema LSF -  -

O Sistema Light Steel Frame é a revolução

para quem ainda constrói em alvenaria.

O Light Steel Frame é tecnologicamente desenvolvido, empregado e reconhecido a décadas.

Este método construtivo nasceu nos Estados Unidos na década de 70 e é amplamente utilizado e países da américa do norte com no Canadá, e também na Europa. Moderno, com maior eficiência termo acústica e seguro, proporciona também maior agilidade construtiva, menor sujeira e desperdício de material praticamente inexistente. Além de todas estas vantagens é também ecologicamente sustentável.

Primeira edificação construída em LSF, em 1933. Chicago – EUA.

1933 primeira steel 01 300x195 - Conheça o sistema LSF -  -

A mesma edificação construída em 1933 ainda utilizada, em 2017. Chicago – EUA.

1933 primeira steel 02 300x196 - Conheça o sistema LSF -  -

A Estrutura LSF

Ou sistema Light Steel Frame (LSF) É um sistema construtivo que tem como base estrutural o aço leve.

Essa estrutura ao contrário das pesadas e perigosas paredes de alvenaria e concreto armado, consiste na modernização da forma de construir. Na alvenaria convencional as cargas de força/peso são descarregadas até o solo através de vigas pilares e colunas.

Já no moderno LSF, estas mesmas cargas são descarregadas através de cada perfil de aço leve, resultando em uma edificação mais segura, mais leve e mais resistente as intempéries climáticas (terremotos, vendavais, etc), além de ser mais rápida de se construir e, através da tecnologia dos materiais empregados, proporcionar alta sustentabilidade para o planeta. O aço utilizado na construção, por exemplo, pode ser infinitamente reciclado. Esta estrutura é fabricada especificadamente sob medida para cada obra, com alta tecnologia na produção e é instalada sobre uma fundação, geralmente do tipo “Radier” (base de concreto plana).

casa 2 - Conheça o sistema LSF -  -

Paredes Estruturais, Internas e Externas

Para o fechamento da estrutura em aço leve LSF, formando as paredes, são utilizados diversos materiais de alta tecnologia, resistência e durabilidade.

Existem vários materiais que podem compor uma parede Light Steel frame, porém, basicamente, o fechamento das paredes externas consiste na instalação de placas estruturais de contraventamento OSB. Estas placas recebem a aplicação – em sua face externa – da Membrana Hidrófuga que protege a edificação contra a umidade. Esta membrana de alta tecnologia permite que a umidade do interior da edificação seja expelida para fora, mas não permite a entrada da umidade externa para dentro da edificação.

Pré-acabamento
das paredes externas

Após a instalação das placas de contraventamento e da membrana hidrófuga, a parede, em sua fase externa recebe o pré-acabamento. Este fechamento pode ser efetuado em placa-cimentícia e massa base-coat (deixando sua obra com o mesmo visual de uma obra convencional em alvenaria), ou por outros materiais como “Siding Vinílico”, , por exemplo, (o que dispensa a pintura). Lembramos que sobre a placa cimentícia você poderá aplicar o acabamento de desejar como cerâmica, pedras, massa, pintura, texturas, entre tantos outros exatamente como na alvenaria convencional.

Exemplo de siding vinilico, fechamento de parede
que dispensa pintura.

siding americano LP - Conheça o sistema LSF -  -

Composição e vista da face externa de
uma parede em LSF.

parede face externa detalhamento 1 - Conheça o sistema LSF -  -

Por dentro das paredes
e sua face interna

No interior dessas paredes, sejam internas ou externas, já com a face externa fechada, são aplicadas as infraestruturas desejadas. Após estas é aplicado o tratamento termo acústico que conta com uma gama de materiais modernos, seguros e de fácil instalação como a lã de pet, a lã de vidro e a lã de rocha, entre outros. Cada qual com a característica ideal conforme a necessidade de cada ambiente.

Já o fechamento da face interna das paredes receberá placas de Gesso Acartonado, que proporcionaram excelente acabamento a sua edificação. Embora esses materiais estejam todos em conformidade com as normas técnicas referente a ocorrência de umidade e fogo/calor, por exemplo, dependendo da sua necessidade e local de utilização, estas placas podem ser ainda melhor dimensionadas, com produtos específicos de maior resistência ao fogo (placas cor Rosa – RF) e a umidade (placas cor verde – RU).

Caso deseje fixar móveis, o objetos e materiais pesados em suas paredes, você poderá também optar pela aplicação da placa estrutural (OSB) também nas paredes internas, proporcionando ainda maior robustez estrutural e liberdade para a fixação de seus itens.

Composição e vista da face interna de
uma parede em LSF.

parede face interna detalhamento 1 - Conheça o sistema LSF -  -

Laje

Como no fechamento das paredes, existe alguns sistemas disponíveis para a construção de lajes entre os pavimentos, todos de ótimo acabamento e controle termoacústico.

As lajes no sistema Light Steel Frame também são compostas de estrutura metálica em aço leve e fechada com materiais específicos. Entre estes diversos tipos de laje, como exemplo, pode-se citar a laje seca onde o piso é composto por um painel estrutural específico, ou a laje “úmida”, que recebe este nome porque é construída com o contraventamento em OSB, aplicação de manta impermeabilizante e com uma pequena camada de concreto para piso sobre este contraventamento.

laje umida laje seca - Conheça o sistema LSF -  -

Telhados

Na composição dos telhados no sistema Light Steel Frame também existe uma variedade de produtos específicos. O mais utilizado e recomendado para execução residencial, por exemplo, e a instalação sobre a estrutura LSF do sistema de telhas Shingle.

O sistema com tecnologia avançada de telhas “Flexíveis”, compostas por camadas de produtos específicos que proporcionam alta impermeabilização, maior resistência contra vendavais e variações de clima e temperatura além da possibilidade de aplicação em diversos ângulos e inclinações, sem falar da baixa manutenção. Visite uma das lojas Mundo Steel e conheça o sistema.

Telha Shingle  300x249 - Conheça o sistema LSF -  -

IMG 20180912 WA0049 - Conheça o sistema LSF -  -

Custo X Benefício

do Light Steel Frame

Alta tecnologia para proporcionar maior agilidade construtiva, maior qualidade, menor mais limpa e mais ágil manutenção futura, além de conforto térmico e acústico e excelente acabamento.

A relação custo benefício do sistema LSF é uma das mais, senão a melhor e mais vantajosa do mercado. Essa correlação se dá pelo fato de que, se você desejar construir em alvenaria com a mesma qualidade, o mesmo tratamento termo acústico e o mesmo padrão de acabamento obtido naturalmente no LSF, os custos de sua obra no método antigo seriam ainda maiores do que construir com a modernidade e sustentabilidade LSF da Mundo Steel.

Construa com o Light Steel Frame da Mundo Steel. O planeta e as pessoas que você ama, agradecem!

kisspng self framing metal buildings architectural enginee haus 5b33d17a321bd7.7580304315301226182053 - Conheça o sistema LSF -  -