Afinal, o que é steel frame?

Quando se fala em steel frame, a Mundo Steel é referência no assunto. Mas você sabe o que realmente é steel frame? Neste pequeno artigo, você terá a oportunidade de entender melhor o que é uma estrutura steel frame.



Como funciona a construção por steel frame

O chamado “steel frame” é um sistema de construção formado por peças de aço galvanizado. Elas formam o elemento estrutural principal de uma obra. Nesse sentido, a obra pode ter sua estrutura vedada com painéis ou placas. De modo geral, a vedação é composta por madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio e drywall.

O steel frame também é conhecido como “Light Steel Frame”. O uso dessa tecnologia se popularizou a partir da abundância do aço. No fim da Segunda Guerra Mundial, o material foi muito explorado nos Estados Unidos. Por isso começou a ser usado em construções. Assim surgiu o sistema de estruturas steel frame.


A tecnologia funciona da seguinte maneira: os perfis de aço são colocados até ficarem no formato da estrutura desejada. Em seguida, a vedação/placas são colocadas nas laterais. Enfim, o telhado é feito. As lajes podem ser feitas de aço galvanizado ou pré-moldadas de concreto. Além disso, o telhado pode ser feito com telhas de cerâmica.


Ademais, o steel frame pode ser usado em qualquer tipo de edificação. Na maior parte das vezes, a tecnologia é usada para construção de prédios de até quatro andares.


As vantagens do Steel Frame

É importante mencionarmos também as vantagens do uso do steel frame. As construções que utilizam steel frame proporcionam redução de custos por conta da sua durabilidade. Elas podem durar até 300 anos! A produtividade é ainda aumentada e também há diversas outras vantagens.


Redução de resíduos da construção

Os resíduos das construções são reduzidos. O Steel Frame é sustentável e o aço pode ser reutilizado quando uma construção é removida do lugar.


Obras rápidas e limpas

As obras em Steel Frame são mais rápidas e bem mais limpas. Elas produzem pouco lixo e o ambiente de trabalho fica num estado razoável para melhor visualização do resultado final.

Nesse sentido, o Steel Frame é muito eficiente. Clientes que precisam terminar rapidamente um negócio devem optar por esse sistema de estrutura. As peças são compradas prontas e basta que a estrutura seja montada.


Facilidade de execução

Outra grande vantagem de usar Light Steel Frame é o fato de ter facilidade de execução. Os processos de manutenção também são facilitados.


Além do fato de ser uma estrutura que conta com uma manutenção simples de se fazer, também é muito mais fácil inserir instalações elétricas e hidrossanitárias. A tecnologia é altamente durável e por isso não há tanta necessidade de manutenção.


Ganho de área

Quando comparada a uma planta de construção em alvenaria, uma construção realizada com Steel Frame se mostra muito mais compacta do que o uso de tijolos e blocos.


Outras vantagens podem ser vistas aqui, num artigo que fizemos sobre as vantagens do uso de Steel Frame.


Considerações finais

Em suma, o uso do Light Steel Frame traz diversas vantagens para sua construção. O sistema de estrutura feito em aço galvanizado facilita muito a construção e edificação. Nesse sentido, a Mundo Steel é referência em oferecer o melhor produto para você usar na sua construção!

12 views0 comments