Como funciona um projeto estrutural e arquitetônico em Light Steel Frame?


Tudo começa com a ideia, e então algo que chamamos de estudo preliminar. Reconhecer o perímetro e saber como e onde montar uma construção nele, que é algo essencial. Seu arquiteto precisa conhecer bem os melhores locais para montagem da estrutura da casa já que no Steel Frame tudo fica pronto no momento do Anteprojeto, após isso saber a utilização correta na espessura das lajes é extremamente importante para que se possa descobrir o quanto de “passagem” haverá para:


Passagens elétricas

Forro térmico

Sistema de encaixe e tubulação


E outras coisas menos comuns, como por exemplo, isolamento acústico para aqueles que querem montar um estúdio ou necessitam abafar os sons para os vizinhos e até mesmo para as outras pessoas da casa/escritório em que tenha sido montado o isolamento.

Tudo isso sendo resolvido mesmo antes de começar a montar o terreno. Toda esta parte citada se mostra presente no projeto arquitetônico.

Como o projeto estrutural entra em uma construção de LSF (Light Steel Frame)?

Uma pergunta que pode parecer até mesmo boba, já que toda a sacada do LSF é sua montagem tão “simples” que até mesmo parece um brinquedo de blocos para crianças. Mas, é este o pensamento que o cliente deve ter. No projeto estrutural é feita toda a matemática por trás dos locais onde se vai montar a estrutura, também é neste projeto que é possível se observar todo o cálculo já que é por meio desta que se faz a distribuição de peso para saber a viabilidade de construção da estrutura. No Steel Frame se faz presente a perfeição milimétrica por contas das vigas de metal galvanizado que após passar pela aprovação do projeto estrutural, diferente da alvenaria que mesmo com um cálculo exato sempre haverá uma margem de erro.


Outro parte do projeto estrutural importante na construção em Steel Frame é a possibilidade de ampliações já que é neste projeto que é decidido em que local será mais apto para a construção de um novo quarto, escritório, sala de recreação ou qualquer outro tipo de adição para a obra já completa.


Considerações finais


O projeto estrutural/arquitetônico do Light Steel Frame não é algo para se levar na brincadeira, mesmo sendo muitas vezes batido na tecla de que é uma construção “simples” ambos são extremamente necessários para a sobrevivência na obra. Ao comparar este tipo de construção com alvenaria vê-se uma facilidade sim, mas nada que não se mostre tecnicamente complexo, já que é necessário muito cálculo e estudo para que o “barato não saia caro”. Ter um engenheiro/arquiteto de confiança que tenha controle total sobre sua obra é importantíssimo para que não ocorra nenhum tipo de empecilho que possa acabar custando muito mais do que a própria obra em si, mas, isso não deve ser visto como algo a se assustar já que essas probabilidades se mostram presente em toda e qualquer construção o que o LSF entrega é a possibilidade de estas probabilidades não ocorrerem já que se trata de uma construção com pequenas margens de erro e que é completamente segura de ser utilizada em qualquer local.



11 views0 comments