O que é Drywall?

Entender o que é drywall é muito importante. Especialmente se você pretende investir em um sistema de construção conosco. Nesse sentido, nosso artigo vem esclarecer o que é o drywall. Além disso, visamos explicar também os benefícios de utilizar essa tecnologia.


De onde o nome vem?

O nome “drywall” é usado como referência para um sistema de construção a seco, pois não utiliza água na hora de ser construído. O material já vem pronto para a obra, o que facilita consideravelmente a limpeza de uma construção, já que não demanda nenhum tipo de argamassa ou outros materiais.




Na construção civil brasileira, o drywall é pouco explorado. Provavelmente porque muiitos profissionais desconhecem a tecnologia. A tecnologia surgiu em 1898 nos Estados Unidos e revolucionou o processo de construções norte-americanas.


A ideia era fazer um sistema de construção que fosse baseado em chapas de gesso natural e revestidas com papel de duas faces. Desde seu surgimento, o drywall vem sendo usado no mundo todo, inclusive no Brasil, apesar da pouca oferta no mercado.


Foi somente por volta de 70 anos depois que a tecnologia chegou no nosso país. Ela se mostrou uma alternativa econômica e funcional. Fácil de ser construída e usada em construções tanto de pequeno quanto grande porte. Mas ela ainda é pouco utilizada, dadas as possibilidades de uso dessa tecnologia.


Como funciona o drywall?

Uma placa de drywall é composta por um conjunto de gesso natural revestido com duas lâminas de cartão duplex. Nessa composição, o gesso traz resistência à compressão e o cartão traz resistência à tração. Assim, o material fica bem resistente.


Para construir paredes e forros, a estrutura da parede drywall é construída com aço galvanizado. Elas facilitam a construção e sustentam placas de fixação feitas por parafusos. Além disso, o sistema usa massas e fitas para o seu acabamento.


Os três maiores mitos do drywall

Muito se fala por aí que o drywall é uma tecnologia que não é resistente. Isso não é verdade. Apesar de ser um material pouco espesso, o material é capaz de resistir a muitos eventos: choques, vibrações, tremores e impactos. Ele absorve os impactos e se mantém de pé por muito tempo!


Também se diz que o drywall é uma tecnologia que não resiste à umidade. Na verdade, depende. A partir de materiais específicos (chapas de Drywall RU) e sendo a obra executada corretamente, pode-se utilizá-lo até em áreas úmidas como cozinhas e lavanderias.


Há também chapas de drywall que são desenvolvidas para aguentar esse tipo de impacto abrasivo e elas podem ser colocadas no banheiro, mas a parede deve ser impermeabilizada.


Enfim, outro grande mito diz respeito à falta de isolamento térmico e acústico. Apesar de ter espessura fina, as chapas de drywall se mostram excelentes isolantes termoacústicas.


Mas você deve ficar ligado (a), pois algumas chapas de drywall são feitas especificamente para cumprir esses requisitos. Elas por si só já oferecem uma boa proteção térmica e acústica. No entanto, é possível melhorar ainda mais seu desempenho.


Considerações finais

De modo geral, o drywall se mostra como um modelo prático e inteligente quando comparado a modelos de construção tradicionais. Aqui no Brasil, a tecnologia é pouco difundida. Mas a Mundo Steel veio para mudar esse costume brasileiro. É extremamente importante oferecer o melhor produto e o melhor custo benefício sempre!


16 views0 comments

Recent Posts

See All